SÉRIE: Administração Corporativa para o Novo Milênio
TEMA: A RAINHA COMUNICAÇÃO
Por Paula Alves*- Relações Públicas.
A organização humana em todos os seus aspectos (social, cultural, econômico e histórico), passou por várias mudanças desde a organização matricial, patriarcal, escalar e vertical, horizontal, diagonal e agora em fluxo.
As mudanças começaram pelas especializações e definições de funções; passando pela hierarquia pelo poder, administração pelo produto, depois, administração de processos, de serviços, de recursos naturais, de pessoas e agora de gestão de relacionamentos.
O fluxo implica em incluir todos os perfis administrativos até então gerados de uma forma muito dinâmica. Tudo existe, mas a forma de funcionar mudou. A gestão hierárquica deixa de existir como gestão de poder ou status e passa a existir como estratégia de organização das ações para atingir objetivos.
Cai a burocracia exacerbada de controle de processos e de pessoas para o gerenciamento de informações, correção de processos e capacitação de pessoas.
A qualidade dos serviços é medida pela capacidade de atender ou superar uma expectativa gerada seja positivo ou convertendo uma negativa, IMEDIATAMENTE. Ou seja, hoje quem comanda tudo é a RAINHA COMUNICAÇÃO.
Deter o conhecimento do processo de comunicação e da tecnologia da informação hoje é o diferencial para gerir e gerar resultados. A confiança e o respeito hoje movem tudo e todos e os valores constroem a realidade. Vale a atitude.
Saber ouvir criativamente, saber traduzir as informações, saber fazer cruzamento de dados e informações levando em consideração todas as probabilidades explicitas e implícitas no gerenciamento de uma estratégia de ação, ter flexibilidade para recuar, avançar, esperar, arriscar. Reconhecer limites e investir em superá-los. Desconsiderar a organização hierárquica como fonte de poder (gerenciamento pelo medo, demérito, influxo e entropia) e aceitá-la como mero lay out de gerenciamento de informações para alcançar os resultados (gerenciamento pela informação, transparência, confiança, mérito, fluxo e expansão).
Atualmente os objetivos, os resultados, as conquistas e realizações estão além dos recursos materiais, além dos recursos financeiros e além dos recursos humanos. Estão inclusive além de qualquer tipo de gestão conhecida, mesmo considerando todas importantes e inclusas. Está além inclusive de gerir pessoas, controlando as pessoas. Esqueça ou Morra.
O diferencial dos resultados atualmente se dá pelo campo da inteligência em benefício do todo. Ou seja, é considerar que existem diversas experiências de vida, diversos níveis de conhecimento, de formação, de entendimento, de inteligência e TODOS eles tem o seu relevante valor e que o seu biótipo influencia em suas capacitações e desenvolvimento das mesmas, como toda a interferência que sofreu no decorrer de sua vida influencia em seu comportamento. Ou seja, administrar inteligências e valores humanos é o diferencial do sucesso de qualquer tipo de organização. Saber gerar uma relação de respeito, confiança, integridade entre o que fala e o que faz ação corretiva por investimento em comunicação transparente e fluídica, participação ativa nas decisões estrategicamente desenvolvidas- eis a RAINHA COMUNICAÇÃO administrando com eficiência e eficácia o Caos.
Não é mais a empresa que escolhe o funcionário, ou o funcionário que escolhe a empresa. Tudo é negociado. Tudo é contratual. Tudo é legalizado. Tudo é acordado entre ambas as partes através da comunicação. Tudo está correlacionado, veja só: Preservar a imagem do funcionário é preservar a imagem da empresa e preservar a imagem da empresa é preservar a imagem do funcionário. Não tem mais espaço para “manda quem pode e obedece quem tem juízo”;” entrar mudo e sair calado”; cumprir ordens “cegamente”. O que quer que possa comprometer um ou outro deverá ser questionado, discutido, negociado e acordado por ambas as partes envolvidas, para valorizar a ambos.
Prevenção e proatividade caminham juntas e regem o governo da RAINHA COMUNICAÇÃO.
Transparência, clareza, objetividade, fluxo, ouvidoria, atitude corretiva em processos, investimento em valores positivos sociais e morais comandam o governo da RAINHA COMUNICAÇÃO.
Tudo é imagem e imagem é atitude. Acabou o tempo d o “não tô nem ai”, do “enrolechion”, do “passe mais tarde”, está indisponível”, “não tenho como...”,” nem te ligo... ”“ não é comigo” “ não tenho autorização para...”” a chefe não quer saber” “ a chefe não valida sua informação como relevante”; ou qualquer desculpa sem fundamentação em fatos e dados”....entre outras ações antes corriqueiras. Prontidão para a solução é a atitude exigida no momento, diante de qualquer crise por mais insignificante que pareça a solicitação.
Um espelho novo, limpo, inteiro, bem iluminado reflete uma imagem sempre perfeita, valoriza a imagem, um espelho trincado distorce qualquer imagem- e haja problemas; um espelho quebrado é o fim do espelho, vira algo secundário, perde a sua função de espelho, perde todo o valor da imagem. A RAINHA COMUNICAÇÃO que se rende a um espelho íntegro vence qualquer desafio, supera qualquer obstáculo, alcança qualquer que seja a realização.
*Paula Alves é formada em Comunicação Social – Relações Públicas, com especialização em Gestão Organizacional, estudos e experiências práticas em psicologia transpessoal, conhecimento holístico em várias áreas e atuação em organizações do comércio e de prestação de serviços desde o micro e pequeno empreendedor, e empresas de grande porte. Assessoria e consultoria em treinamentos de gestão da comunicação e desenvolvimento humano.
ODE A LUZ DEL FUEGO- VIVAQUA – EM RESPEITO AO FEMININO SAGRADO - À VIDA E A MULHER. Por Paula Alves. A mulher naturista é uma mulher muito especial- ela é o sonho ideal de toda mulher em tudo o que ela busca de perfeição. A mulher naturista já transcendeu o masculino, o feminino, e o feminismo. É uma mulher felizardamente desiludida dos padrões que a oprime, frustra,reprime,e criam todos os sofrimentos do ego, da vaidade, da luxúria e a violência do ego masculino.Inclusive, a mulher naturista tem a bem-aventurança de quão perfeita ela é. A mulher naturista é guerreira, amante, amada, reverenciada,honrada,feliz,realizada simplesmente por se reconhecer como ser mulher. A mulher naturista supera qualquer obstáculo contornando-o como a água, inflama a paizão do bem-viver com seu fogo ardente vital de amar o bom e o belo, a natureza e de ser natural. Seus poros respiram desnudos livremente a dança cósmica que flui através de suas formas. Seu corpo , suas células respiram saúde em abundânci...
Comentários
Postar um comentário