SÉRIE: Administração Corporativa para o Novo Milênio
TEMA: LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO-EVITANDO O ABSENTEÍSMO
A PRÁTICA DO MÉRITO E DA GENTILEZA ZELA PELA SAÚDE E GERA RESULTADOS
Por Paula Alves*- Relações Públicas.
Veja só:
Como voce se sente quando voce...
É cobrado indevidamente,
É criticado,
Pergunta algo e te responde qualquer coisa de qualquer jeito e sem te olhar nos olhos, sem te dar atenção, sem te escutar e negligenciando sua necessidade de serviço (ajuda).
Chamam-te de qualquer jeito, por apelidos criados ou “transformam” o tem nome, sem o teu consentimento ........
E como voce se sente quando voce...
É orientado para gerar resultados devidamente,
É elogiado ou parabenizado ,
É reconhecido pelo que voce faz e pelo esforço que desempenha e pelos resultados que alcança,
Pergunta e te dão a devida atenção, te chamam pelo nome, te olham nos olhos, escutam com atenção e respondem com precisão sua necessidade de serviço (ajuda).
...
A prática do mérito e da gentileza é cheia de bem-aventuranças. No trabalho, em casa, na rua, com voce mesmo, agora e sempre, com quem quer que seja, indistintamente.
A prática do mérito e da gentileza gera respeito e confiança.
Veja como o seu organismo funciona com a prática do mérito e da gentileza:
O sistema endócrino se fortalece;
O sistema nervoso se pacifica;
Os órgãos vitais ficam cheios de vitalidade
O corpo físico cheio de beleza e jovialidade;
A vida fica cheia de plenitude e felicidade!
Veja quantos exemplos simples para praticar o mérito e a gentileza: nunca vai lhe faltar a oportunidade:
Bom Dia!, Boa Tarde!, Boa Noite!
Com licença! Obrigada (o)!
Por gentileza! Gratidão!
Perdão! Desculpa! Sinto muito!
Que gentil! Grato (a)!
É uma honra contribuir...
É uma alegria...
Outras dicas valiosas são:
Ler, manter-se informado, defender seus direitos com boa comunicação, sem agressão, e bem fundamentados;
Saber cumprir suas obrigações;
Prometer, cumprir e honrar a palavra dita;
Fazer sempre boas ações;
Sempre lembrar de suas vitórias e conquistas;
Aprender com os erros, assumi-los e evita-los;
Transformar seus problemas em oportunidades de crescimento , ou seja , soluções;
Sempre contribuir para o aprendizado e conhecimento do outro;
Chamar as pessoas pelo seu nome sem muda-los ou recriá-los por conta própria.
Quando falar do ouro sempre lembrar os pontos positivos. Lembre-se fofoca é a confissão de si mesmo ao outro através de um terceiro que funciona como seu espelho;
Sempre estar pronto para servir, quando chamado, convidado, necessário e pertinente.
Aceitar-se e aceitar o outro como ele é; Não inveje. Reconheça-se. Não cobice. Trace objetivos, estratégias e metas para alcançar o que deseja com esforço próprio. Cobiça e inveja são roubos sutis, não seja ladrão!
Outras dicas mais...
Respeitar o espaço alheio do outro. Não ser invasivo
Conhecer o limite do outro e os seu
Reconhecer as virtudes do outro e as suas
Corrigir com orientação adequada o que precisa ser ajustado ou melhorado em benefício de todos e do todo.
Se não sabe, o que quer que seja, pergunte e agradeça;
Se errar, corrija e agradeça a correção;
Se não gostou, converse, ouça e realinhe; compreenda, resolva e esqueça –sem violência ou agressão;
Para refletir e praticar...
Silêncio é virtude
Verdade é honra
Benevolência é aceitação com compreensão
Paciência é sabedoria
Compaixão é amor incondicional
Justiça é correção fundamentada
Comunicação é esclarecimento e resolução.
*Paula Alves é formada em Comunicação Social – Relações Públicas, com especialização em Gestão Organizacional, estudos e experiências práticas em psicologia transpessoal, conhecimento holístico em várias áreas e atuação em organizações do comércio e de prestação de serviços desde o micro e pequeno empreendedor, e empresas de grande porte. Assessoria e consultoria em treinamentos de gestão da comunicação e desenvolvimento humano.
Dar e Receber- O Fluxo Interrompido. Por Paula Alves. Vamos direto ao assunto: Dar e receber implica que alguém tem demais, outro tem de menos, e ambos estão disponíveis a uma negociação. Negociação esta que quem tem demais vai apenas fazer parecer que está beneficiando quem tem de menos em busca de mais ainda. E nesse jogo, criam-se todos os desequilíbrios e prisões e doenças dos relacionamentos. No fluxo, tudo está disponível, todos tem usufruto, não existe mais nem menos, existe prontidão. Algo está pronto para ser usufruído e atender a necessidade do agora (não de alguém, perceba a diferença!) prontamente. O problema está no uso dos verbos dar e receber. Ninguém tem nada pra dar nem muito menos algo a receber, nem de Deus, nem dos deuses, nem do outro. Estes dois verbos caem muito bem numa estratégia de marketing de consumo, mas não cabe no plano dos relacionamentos saudáveis nem muito menos da evolução da alma. Os verbos dar e receber funciona como uma respiração interrompida em s...
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