Pular para o conteúdo principal

Reflexão: Envolvimento X Comprometimento.


Escolha Vocacional , Vida Profissional, Realização Pessoal
 Parcerias, sociedades e casamentos.
Pergunta de um amigo em uma conversação sobre a vida: Quem consagra...A igreja...O amor...O contrato...
A minha Resposta: O comprometimento
 Uma reflexão sobre Envolvimento  X  Comprometimento.
Envolvimento é plural.
Comprometimento é singular.
Envolvimento enreda.
Comprometimento é libertador.
Envolvimento não desenvolve o caráter e nem amadurece. Logo, não progride.
Comprometimento desenvolve e fortalece o caráter, amadurece e tem progresso e evolução.
Envolvimento são castelos construídos na areia da praia a beira do mar.
Comprometimento é um castelo construído em terreno sólido, fértil, bem arado, área segura, com sabedoria e discernimento; tem plano, tem base, tem pedra de fundamentação  e pilares de sustentação. Tem construção, acabamentos, decoração e reformas de expansão e de manutenção. E cria raízes sólidas e profundas, caules robustos e frondosos, e galhos cheios de folhagens floridas e frutíferas; além de muitas e boas sementes.
Envolvimento são apenas hábitos que vestem o monge; palavras ao vento. Filhos feito por instinto ou status.  São rotas distorcidas, seja pelo desejo egoístico e ignorância dos pais, ação e reação no gozo dos sentidos( oferta de demanda e procura)da sociedade, ou rotas de fugas.
Comprometimento são hábitos que fazem o monge. Palavras vividas, experienciadas, refletidas, aprendidas e compartilhadas. Encontros fundamentados na verdade e no conhecimento da responsabilidade; Almas encarnadas para cumprir sua vocação e progredir em sua evolução. É ocupar o seu lugar, seguir a uma única rota, a que lhe é dada e a única estrada que lhe é destinada.
Envolvimento é contrato. (papel assinado ou não).
Comprometimento é consagração.
Por Paula Tarssiana Alves Queiroga
Relações Públicas, Comunicação, Desenvolvimento Humano, Responsabilidade Social e Ser Humano em Lapidação.  paularpcom@yahoo.com.br . (61) 9 9862 4258.
Fontes que eu uso para minha reflexão e meu aprendizado.  Mt . 05- 10. Livros dos Salmos, Sabedoria, Provérbios, Carta aos Coríntios e Carta aos Efésios e filipenses, resumindo: além do meu campo de experiência, das estórias populares –o porco e a galinha e o lobo e os três porquinhos, e da conversa com meu amigo,- a Bíblia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série REFLEXÕES -Culinária Vaishnava no modo da Bondade

Culinária Vaishnava No modo da Bondade  Por Paula Alves A culinária Vaishnava tem uma característica de manipulação e consumo do alimento dos Vaishnavas – devotos de Krishna – que implica em: 1.        Dieta lacto-vegetariana, vegetariana, vegana, frugívora, macrobiótica, crudívora. 2.        Ausência do uso e do consumo de alho, cebola, cebolinha, alho poro, carnes vermelhas e brancas, ovos e drogas que alteram o estado de consciência (álcool, ayuhuasca, maconha, etc.). 3.        Opção de uso e consumo de produtos derivados de animais que não comprometam a vida do animal: ex: derivados de leite e mel 4.        Substituição de produtos ou subprodutos animais por produtos vegetais (peixes por algas, ovos por bicarbonato de sódio, gelatina em pó por Agar Agar, manteiga por óleo vegetal, leite animal por leite vegetal, mel por açúcar de cana (mascavo ou melado), ... 5.        Substituição de produtos vegetais   estimulantes por produtos vegetais não estimulantes

Reflexão: Crise, Oportunidade ou Propósito de Vida?

Crise, Oportunidade ou Propósito de Vida? Por Paula Alves O mundo sempre está em transformação! Surge uma tecnologia nova e tudo muda! As relações de um modo geral se transformam! Todo o contexto sócio-econômico-cultural-Político se altera! E olha nós todos neste pacote que chega quase sem avisar e nos “convida” a abri-lo como um valioso presente- que tanto pode ser considerado “presente de grego” como um “valioso presente dado pela pessoa amada” ou seja:crise, ou oportunidade. Tormenta ou bem-aventurança! Desespero ou despertar de seu verdadeiro propósito de vida!  E estamos todos vivendo este momento novamente! Desemprego, novas profissões, novos mercados de oferta e procura, um novo modelo de empregabilidade e um convite a novos desafios? qual é o convite? A tecnologia mudou os relacionamentos sociais;. e por que não mudaria as relações de trabalho também?! uma nova ordem estabelece um novo caos que cria uma nova ordem e assim vamos fluindo na Dança de nossas próprias criaç

Gestão: conteúdo- Domínio, Controle, Condução